Total de visitas: 1312
Fernando Francisco Tuai Junior
Conheça-me um pouco............................
Minha infância
Está claro que é difícil saber da sua vida infantil dos 0 a 3,4,5,6 anos, mas conforme o que falam os meus parentes, eu era calmo, tímido, meio matreco.
Aos 7 ingressei na escola, com tanto azar que me seguia, meu professor era primo; que deu tanta purada a um “gajo” , uff!!! Com um pai tão rigoroso que controlava meus trabalhos escolares que até não dava tempo para mais nada . Desta forma as minhas notas eram tão brilhantes que conseguí fazer 3ª classe na mesma escola a classe, isto em Maputo.
A minha viagem até Gaza, Chibuto, Malehice
Em Dezembro de 1998, fui com meu pai, acompanhados por mamã, minha irmã a Gaza, concretamente em Malehice, na rua 13 com finalidade de passar o final do ano.
Importa-me dizer que o final do ano, em casa da minha avó foi uma maravilha, o comoveu me a ficar lá. No entanto, em 1999 foi transferido para frequentar a 4ª classe na EPC de Malehice, onde fui leccionada pela professora Helena, a qual dava uma “surra” que até a temia. Mas aí houve um contraste, ao em vez de morrar com a minha avó, a minha mãe foi deixar-me na casa do irmão dela o qual casou com uma Sra que atarefava-me tanto, mas foi muito bom, pois alí aprendí a moer, pilar, penerar, carregar/cartar água num sítio distante,etc. Mas não aguentei com tantos trabalhos domésticos portanto, fui morrar com a minha avó, pois era o que tanto queria.
Em 2000, tive minha a tia Angélica Mazive como minha professora da 5ª classe, ela era simpática e minha vizinha daí que foi fácil ter conhecimentos para transitar.
Aos 12 anos entrei no EP2, salas integradas nas Escola Secundária de Malehice, saliento que em 2001 os pensamentos infantís já iam se esgotando, visto que, ganhava cada vez mais um cérebro maduro.
A transferência da minha irmã para Escola Secundária de Malehice
Para a minha irmã foi um castigo a transferência que teve, mas para mim foi benéfica, visto que, no mesmo ano a minha avó foi levada para morrar em maputo porque já eram tão velha que não aguentava mais nada. A chegada da minha irmã substituiu a minha avó, que cozinhava para mim.
Viví com a minha durante 3 anos e, após a conclusão da 10ª classe foi estudar na Joaquim Chissano, morrando no internato.
2005 foi um ano muito duro porque vivia sozinho, tive que aprender acozinhar e muito mais. Fiz a 10ªclasse, no mesmo ano.
A vila de Chibuto
Em 2006, matriculei-me na Escola Pré-Universitária Ham Dan Bin Rashid do Chibuto, onde em 2007 concluí a 12ª classe.
De referir que a vida em chibuto não foi fácil assim como difícil, mas aquilo era mistura de curtição, passatempos, inovações, divertimento.
Embora tinha várias diversões, o problema de água atacava-me com maior intensidade, visto que, tinha de percorrer distancias para poder te-la.
Importa-me redigir que foi em em Chibuto onde conhecí a mãe do meu filho.
O regresso a casa
Em Dezembro de 2007, regressei a casa. No ano seguinte, no início a vida foi meio dura porque não tinha ocupação daí que concorrí e ingressei no INEFP-MACHAVA, onde formei-me na área de electricidade-auto.No final do mesmo ano inscreví na UP-GAZA para 12+1 Português.
Tendo aprovado ao exame de admissão, formei-me.
Início da vida profissional
Em 2010 comecei a trabalhar nas salas anexas da Escola Secundária de Mabalane em Combomune, com a cadeira de potuguês de 6ª a 8ª classes. Actualmente(2013), com 8ª 10ª classes.
Contactos
258861225952
258826695753
fernandofranciscotuaijunior@gmail.com
fernandofranciscotuaijunior@facebook.com